Lê o que eu escrevo, não faças o que eu digo

Cheguei no sábado de uma snowtrip com mais 6 amigos.

Fomos no dia 24 de Janeiro e voltámos no dia 31.

O dia 24 começou cedo para todos nós. Tínhamos de estar no Porto às 10h para fazer o checkIn.

Malas carregadas nos carros de 2 amigos nossos que nos foram levar até ao aeroporto e siga viagem...

Chegámos, fizemos checkin, embarcámos, chegámos a Lyon à hora destinada sem grandes atrasos. Fomos buscar as malas e as pranchas, tudo impecável. Fiquei surpreendido com a easyjet neste capitulo. Tudo funcionou bem e bastante rápido. Apenas o saco de uma prancha apareceu com um pequeno rasgo mas o colega não se importou muito.

Fomos buscar os dois carros que tínhamos reservado à Europcar. Tivemos de deixar 600€ de caução por carro. Isto apesar dos carros estarem contratados com seguro contra todos e com franquia de 0€. A funcionária explicou que era para nos obrigar a entregar os carros no local e com o depósito cheio. Reclamámos, não ficámos nada contentes, mas lá acedemos. Senão nunca mais dali saíamos.

Carregamos esses dois carros com as malas todas e seguimos viagem em direcção a Chamrousse.

Paramos para as compras de supermercado e almoçar. Isto demorou muito tempo.

Já arrancámos quase de noite para a viagem final em direcção a Chamrousse.

Íamos já acima dos 800m de altitude quando a chuva se começa a transformar em neve. Fomos andando, andando e cada vez a neve era mais a cair. E nós sem correntes de neve (tínhamos parado numa estação de serviço mas queriam 100€ por cada par de correntes) Chegámos aos 1060m de altitude e ambos os carros já não conseguiam subir mais. As rodas patinavam e o carro apenas andava para os lados.

Virámos e começamos a descer.

Embati por duas vezes nos morros de neve que se encontravam nas bermas da estrada por não conseguir controlar o carro de maneira nenhuma. Ia em 1ª, e era impossível pressionar o pedal do travão sem que o carro entrasse em deslize.

Descemos até Grenoble, fomos a um hipermercado e compramos as correntes de neve (65€ cada par). Voltámos à subida. Desta vez conseguimos ir até mais longe sem correntes de neve, mas novamente os carros voltaram a parar e a teimar não sair do mesmo sítio.

Montámos as correntes de neve e foi sempre a andar até Chamrousse 1700.

Chegados lá foi uma complicação para encontrar o sítio e as pessoas que nos deviam entregar as chaves das casas. Acabámos por as encontrar na discoteca lá do sítio (Le K-dox). Este acabou por ser o nosso ponto nocturno de toda a semana

Ficámos em casas separadas com alguma distância entre elas o que não nos agradou.

Lá seguimos para as casas. Tava tudo bem com elas, fomos buscar os carros. Tinha estacionado o meu numa descida que não deu para fazer marcha-atrás. Segui em frente. A estrada era sempre estreita demais para fazer inversão e entrão fui andando em frente. Cheguei a um beco sem saída.  Enfiei a traseira numa subida de neve, tento dar a volta. À primeira não vai, à segunda não vai, à terceira o carro atascou e não mais saiu do sítio.

Tive de chamar a cavalaria, a malta veio para ajudar. As correntes do carro já tinham saído e ninguem as conseguia voltar a colocar por estarem embrulhadas e ninguém, com os nervos, reparou na altura e então era impossível colocá-las.

Muita força se fez, muito se desgastou aquela embariagem para conseguir tirar dali o carro, mas ele saiu. Ficou foi um cheiro a embariagem tremendo naquele sitio...

Seguiu-se novamente o caminho de volta com o carro, mas chegado à subida onde tinha o carro estacionado anteriormente, o carro não conseguia subir por falta das correntes de neve. Muitas tenttivas se fizeram, muitos nomes chamámos uns aos outros mas o carro não subia.

Tirámos as malas e ficuo 1 encarregue de estacionar o carro algures naquele caminho.

Tinha acabado de fazer a subida a pá com as malas, liga-me o colega que tinha ficado no carro para o estacionar a dizer que o tinha atascado novamente.

Malas pousadas nas casas, voltámos para ir ter com ele.

Tinha o carro estacionado num pequeno burado com menos neve que os outros, mas ainda tinha a frente a estorvar para a passagem de outros carros. Empurrámos para o colocar para a frente. Pegamos numa pá, que ainda hoje não sei de onde ela veio, e tirámos a neve do lugar de estacionamento que ali estava. Marcha-atrás com um empurrão e lá ficou o carro durante o resto da semana...

Isto tudo com um nevão sempre a cair e um frio de rachar!

Durante toda a semana esteve sol, excepto na segunda que esteve nublado e na terça que estava um nevoeiro que não se via nada a 2m de distância. Andei muitas vezes perdido a descer as pistas. Foi um dia para esquecer este.

No penúltimo dia, o outro carro(Renault Modus) saiu para ir dar uma volta com 4 dos 7 e embateram num parafuso que estava saido de uma protecção de madeira que estava na estrada. Resultado: jante e eixo empenados. conseguiram chegar novamente a casa mas o carro não ia conseguir fazer a viagem que separava Chamrousse de Lyon (130km +/-) que tínhamos de fazer no sábado.

Na sexta tivemos de ligar para a assistência em viagem para vir buscar o carro e "encomendar" um táxi para sábado para fazer a viagem de regresso até ao aeroporto.

Tudo tratado, no sábado, Às 6h da manhã tínhamos o táxi à nossa espera.

Ainda na quinta-feira, tínhamos tirado o Ford Focus do lugar de estacionamento manhoso que tínhamos arranjado no dia em que chegámos. Não foi fácil de o tirar de lá. E ainda cheirava a embariagem quase 1 semana depois!

Com ajuda de outras pessoas conseguimos empuirrar e tirar o carro e ir estacioná-lo noutro sítio mais próximo de casa.

No sábado a viagem foi calminha e correu bem. Nós estávamos todos era com uma panca de sono descomunal. Tinhamo-nos deitado às 2h e às 4h estávamos a acordar para fazer o chekout e carregar malas.

Voo impecável de volta para o Porto, tinhamos os nossos condutores à espera no Porto para nos voltar a trazer para casa. Malas carregadas, fomos almoçar e de seguida, viagem em direcção a Coimbra...

Grande viagem malta!

Para dois dos membros foi a primeira snowtrip que fizeram e espero que tenham gostado:

Ficam os nomes:

Nuno

Kilo

Beto

Tony

Célsio (first time)

Barreto (first time)

Num próximo post vou tentar falar da semana e da neve que tava um mimo!

publicado por Jesus às 14:22 | link do post
sinto-me:
pesquisar neste blog

Fevereiro 2009
comentários recentes
700€? É muito!
Muito boa explicação, e fazes muito bem em partilh...
Nem mais :)
Bem lembrado :-) ...ir à disco com os amigos ainda...
Completamente errado.Se reparar o meu meu nome tam...
Vou só fazer um best of deste post:"visto que cada...